02 jan 2018

Há necessidade da utilização da dextrose durante o treino de musculação?

Malto dextrina e dextrose são moléculas de glicose unidas entre si, formando cadeias maiores no caso da Malto e cadeias menores no caso da dextrose, Ok? Mas e aí, tem necessidade da utilização destes suplementos durante o treino de musculação?

A suplementação de Carboidrato não reverte o efeito Deletério do Exercício de endurance sobre o Subsequente Desempenho de força.

O objetivo deste trabalho foi verificar se a ingestão de carboidrato (CHO) pode atenuar os efeitos de uma sessão aguda de exercício de endurance (corrida antes) sobre o desempenho de força. Seguindo um protocolo duplo-cego, os sujeitos foram submetidos a duas condições experimentais, recebendo uma bebida placebo ou outra contendo carboidrato (6% – maltodextrina), antes e durante a realização de uma sessão de exercício de endurance. Não foram observadas mudanças no teste de e na concentração plasmática de glicose entre as condições experimentais. O número de repetições máximas apresentou decréscimo nas duas não havendo diferença entre ambas. Independente do mecanismo envolvido na redução do número de repetições máximas, o consumo de carboidrato FOI INCAPAZ de reverte o efeito prejudicial.

O que quero dizer com tudo isso?
É que, se neste teste os participantes fizeram uma sessão de treino de corrida antes e depois, não tiveram resultados em relação a melhorar a potência ou evitar a fadiga muscular durante a musculação, imagina pra aquelas pessoas que fazem as repetições até 8 ou 10 e param de realizar tal exercício e consomem algum desses dois produtos. Pois é, não está ajudando em nada, muito pelo contrário, se essa quantidade de açúcar não estiver quantificada no dia, ela pode ser depositada, ou seja, você pode engordar.

Mas Mateus, e para as modalidades de longa duração, a Malto ou dextrose pode ser uma opção?
Sim, pode, desde de que não tenha outra opção, pode, lembrando que a exigência energética em atividades de longa duração são diferentes do que a de musculação.

Nutricionista responsável: Mateus Reis

Deixe um Comentário





RECEBA INFORMAÇÕES EXCLUSIVAS

Cadastre-se e receba novidades toda semana
Something went wrong. Please check your entries and try again.