A alimentação deve ser principalmente preventiva contra doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose e as dificuldades da menopausa.
É necessário evitar consumir alimentos com excesso de gordura saturada como, por exemplo, frituras, carnes gordas, produtos industrializados e evitar açúcar. Muito importante se manter ativa e incluir atividades físicas diárias.
- Tendência a anemia: Perda de sangue mensal na menstruação, precisam ficar atentas às fontes de ferro e ácido fólico.
- Derivados do leite, carnes e vegetais verdes escuros são imprescindíveis.
- Funcionamento intestinal: É recomendado também o consumo diário de fibras, importantes para evitar a constipação intestinal, mais comum no gênero feminino.
- Hipertensão: Devem fugir das comidas ricas em sódio como embutidos e salgadinhos industrializados, principalmente para prevenir a hipertensão.
- Osteoporose: Proteínas, leite e derivados são fontes de cálcio e a deficiência deste mineral pode causar osteoporose, mais comum em mulheres.
- Câncer: Um prato ricos em vegetais e frutas não só fornece fibras e vitaminas como também os fitoquímicos, ativos que reduzem o risco de câncer de mama e colo de útero.
- Antioxidantes,: mulheres devem usar fontes de vitamina C como laranja e acerola diariamente, além dos flavonoides que podem ser obtidos no suco de uva roxa.
- Ingerir peixes e outros frutos do mar pelo menos 3 vezes por semana ajuda a mulher a melhor o sistema imune muitas vezes abalado pelo estresse e pela rotina cansativa de trabalho externo e no lar.
Válida suplementação de ômega 3. Nutriente presente também na linhaça que, de quebra, ajuda a melhorar os sintomas da menopausa e melhora o intestino.
Nutrição Feminina é uma abordagem integrada e holística à Saúde da Mulher Real, onde a Nutrição é o ponto de partida para uma Imagem Feminina Positiva, Respeitosa e plena de Auto-Confiança. Procure a sua nutricionista.
Nutricionista: Ludmila Tripodi